23 de abril de 2021

Campanha Agosto Dourado incentiva aleitamento materno

 Campanha Agosto Dourado incentiva aleitamento materno

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Com a proposta de estimular o aleitamento materno, a Prefeitura de São Luís está promovendo ações de orientação e conscientização nas unidades municipais de saúde.

Nesta quarta-feira (15), atividades foram realizadas no Hospital Dr. Odorico Amaral de Mattos, Hospital da Criança, unidade que atende especialmente crianças de 0 a 5 anos. A ação, que se soma as já colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo e que acontecem regularmente no hospital, é intensificada durante o mês de agosto por conta do Agosto Dourado, campanha mundial que incentiva a amamentação. Criança que se alimenta com o leite materno é mais protegido contra diversas doenças.

O trabalho também alcança os profissionais que atuam nas unidades de saúde. O objetivo é ampliar as informações, possibilitando que todos estejam aptos a orientar as mães acerca da importância da amamentação.

Entre as atividades de orientação esteve a distribuição de folders informativos nas enfermarias do hospital. O material aborda assuntos como a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, bicos, chupetas e mamadeiras; cuidado à criança no primeiro ano de vida; e amamentação exclusiva, com dicas de posição para amamentar e pega da mama,aspectos importantes para a boa amamentação.

Para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da Lei 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. A intenção da campanha é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

0 Reviews