9 de maio de 2021

Busto do jornalista Othelino Alves regressa ao Espaço Liberdade

 Busto do jornalista Othelino Alves regressa ao Espaço Liberdade
(Foto: Divulgação)

Em homenagem a um dos mais notórios jornalistas maranhenses, foi inaugurada a reposição do busto do jornalista Othelino Nova Alves, falecido em setembro de 1968. A solenidade, realizada no calçadão da Rua de Nazaré. A área onde está o busto marca o local em que o jornalista foi morto e recebeu o nome de Espaço da Liberdade.

O diretor geral do Jornal Pequeno, Lourival Bogea, empresa onde o jornalista homenageado militou por anos no fazer jornalístico, esteve presente à solenidade e parabenizou a iniciativa. “É uma memória que precisava ser preservada e ser contada às novas gerações. Othelino Alves foi aguerrido e destemido e deixou sua valorosa marca no jornalismo maranhense”, enfatizou Bogéa. Ele estava acompanhado da presidente do jornal, Hilda Bogéa.

“É o reconhecimento do trabalho do Othelino Alves como jornalista destemido que não se curvava aos poderosos e revolucionou a sua época, promovendo a defesa do cidadão”, reforçou o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís, Douglas Cunha. Othelino Nova Alves era cearense, radicado no Maranhão e presidiu o Sinjor-SLZ na década de 1960.

O busto, que é de bronze, foi totalmente restaurado seguindo normas de conservação, manejo e limpeza. Recebeu ainda polimento e teve traços de corrosão removidos. A escultura estava guardada nas dependências da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

O busto está instalado em frente ao Edifício São Luís, prédio de número 33, situado à Rua de Nazareth e que data de 1866. O edifício é considerado o de maior fachada de azulejaria da América do Sul. Em frente ao prédio, ocorreu o assassinato do jornalista.

A morte de Othelino Alves culminou com a criação da Lei Municipal nº 3.662, editada pelo então prefeito Jackson Lago, marcando a área como espaço da liberdade do jornalismo e símbolo da comunicação.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *