6 de agosto de 2021

Buraqueira e caos no Parque Vitória, em Ribamar

 Buraqueira e caos no Parque Vitória, em Ribamar

Descaso com infraestrutura é motivo de reclamações. (Isaías Rocha/Rádio Notícia Maranhão)

 

Descaso com infraestrutura é motivo de reclamações. (Foto: Flávio Chocolate/Rádio Notícia Maranhão)

Moradores de São José de Ribamar têm utilizado o WhatsApp do programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM, para reclamar de problemas na infraestrutura viária em vários bairros do município. Todos os dias, ouvintes ribamarenses enviam fotos e vídeos mostrando a situação precária de ruas dos bairros onde moram.

Para constar algumas dessas situações, a equipe de reportagem do portal RNM (Rádio Notícia Maranhão), resolveu conferir in loco. No Parque Vitória, um dos bairros com maior índice de reclamações, o problema é a Estrada da Vitória. A via que é uma importante ligação para bairros como Alto do Turu e Parque Jair, em São José de Ribamar; além da Maioba, Sitio Grande e Maiobão, no município de Paço do Lumiar, encontra-se quase intrafegável, devido aos buracos presentes no local.

Além dos buracos, a aposentada Madalena Frazão, reclama da falta de limpeza (Isaías Rocha/Rádio Notícia Maranhão)

A aposentada Ana Claudia Ferreira, moradora do Alto do Turu, diz que todo ano a avenida é recuperada, mas logo em seguida os buracos voltam a tomar conta da via.

“Quando chove, fica só lama. Todo ano é realizado serviço de tapa buraco e recuperação asfáltica, mas logo em seguida os buracos voltam a tomar conta da avenida. Vivemos uma situação complicada”, destaca a moradora.

Com a movimentação constante de carros, ônibus e caminhões pesados, a e Estrada da Vitória, que também dá acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, é tomada por crateras. No trecho próximo ao Alto do Turu, os veículos tem de esperar o outro passar para desviar das poças. Muitos motoristas não se arriscam e prefere esperar.

Estrada da Vitória encontra-se quase intrafegável, devido aos buracos (Foto: Flávio Chocolate/Rádio Notícia Maranhão)

A situação prejudica a todos. Motociclistas e ciclistas têm de fazer malabarismos ao passar pela via. A situação também prejudica os pedestres. Além dos buracos, a falta de limpeza no trecho também gera reclamações. A aposentada Madalena Frazão Azevedo, que possui uma lanchonete na avenida, afirma que constantemente precisa capinar o mato que encobre a porta do seu estabelecimento em alguns pontos da pista.

“Os problemas aqui não são apenas os buracos e a lama em dias de chuva. A falta de limpeza pública também é outra grave situação. Apesar da minha idade avançada, eu mesmo realizo a limpeza aqui. O mato que encobre alguns pontos da pista, às vezes chega até aqui na porta do meu estabelecimento”, relatou.

Claudia Ferreira diz que todo ano a avenida é recuperada, mas logo os buracos (Isaías Rocha/Rádio Notícia Maranhão)

O QUE DIZ A PREFEITURA?
Indagada por meio de sua assessoria, a Prefeitura de São José de Ribamar se manifestou dizendo que a avenida já vem recebendo serviços de recuperação que visam para resolver os problemas existentes na via que atende a pelo menos dois municípios.

“Por ser uma via metropolitana, que atende a pelo menos dois municípios da Ilha, o Governo do Estado já concluiu uma etapa da avenida Nossa Senhora da Vitória e a prefeitura de São José de Ribamar já tem conversado com o Governo do Maranhão no sentido de viabilizar num tempo mais curto possível a início da obra da etapa seguinte”, diz o comunicado.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *