23 de abril de 2021

Brasil dobra controle sobre imigrantes

 Brasil dobra controle sobre imigrantes

Venezuelanos caminham pela Rodovia BR-174, que liga a cidade de Boa Vista (RR), à fronteira com a Venezuela (Fabio Gonçalves/Fotoarena//Folhapress)


Venezuelanos caminham pela BR-174, que liga Boa Vista (RR), à fronteira com a Venezuela (Fabio Gonçalves/Fotoarena//Folhapress)

O Brasil criou uma força-tarefa para controlar o ingresso de venezuelanos em Roraima, medida anunciada em visita do presidente Michel Temer na segunda-feira, 12, a Boa Vista. De acordo com o plano, haverá aumento de 100 para 200 homens nos pelotões de fronteira no Estado e duplicação dos postos de fiscalização.

O governo federal pretende liberar R$ 15 milhões em recursos e ações para conter a entrada de novos refugiados e ajudar os que já chegaram.

Segundo a Polícia Federal, 42 mil imigrantes venezuelanos entraram em 2017 por via terrestre em Roraima e não saíram. Isso equivale a 10% da população do Estado, de 400 mil moradores. Depois do anúncio da assinatura de uma medida provisória decretando uma espécie de “estado de emergência social” na região, os ministros do governo Temer detalharam algumas das medidas.

No que se refere ao Ministério da Justiça, 32 homens da Força Nacional que estão em Manaus serão deslocados para Roraima e oito caminhonetes, assim como motocicletas, serão levadas para ajudar no patrulhamento. Um hospital de campanha será montado em Pacaraima, cidade fronteiriça.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *