21 de abril de 2021

Balsas ganhou novo cartão-postal

 Balsas ganhou novo cartão-postal
Vista aérea do Parque Centenário de Balsas. (Foto: Divulgação)

Conhecida como cidade da soja, Balsas é o maior produtor de grãos maranhense e detém o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A cidade do sul maranhense com mais de 94 mil habitantes, completou um século de fundação e integrando as comemorações pela data, será inaugurado o Parque Centenário de Balsas, revitalizado pelo Governo do Estado. A solenidade de entrega do parque será nesta terça-feira (24), com a presença do governador Flávio Dino.

O parque ambiental ganhou áreas de convivência urbanizadas e equipamentos que favorecem ações de cultura, lazer e entretenimento. A área de 6,65 hectares, às margens da Rodovia Transamazônica conta praça de eventos, quadras poliesportivas, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia e pista de skate, espaços sombreados e diversas espécies nativas da região – fauna e flora. Para revitalização do parque, o Governo empregou recursos de R$ 5,2 milhões.

A inauguração representa os esforços do Governo no desenvolvimento de ações pela preservação e uso útil das áreas verdes e espaços ambientais, destaca o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Marcelo Coelho. “Com este grande projeto, a gestão firma seu compromisso com a manutenção destes espaços e garante a preservação do meio ambiente das regiões e do ecossistema natural”, reforça o secretário.

O espaço serve ainda para realização de pesquisas científicas, atividades educativas e de recreação, além de possibilitar maior contato com a natureza e turismo ecológico à população local e visitantes. Na programação organizada para o momento, que inicia às 16h, estão previstas atividades ao ar livre como capoeira, zumba; campeonatos de futebol e skate; brincadeiras para o público infantil com pintura de face, pula-pula e apresentação do espetáculo Pãozinho com Ovo.

Desenvolvimento

Novo cartão-postal de Balsas, Parque Centenário se torna um marco para o lazer e o esporte. (Foto: Divulgação)

Em três anos do governo Flávio Dino, a cidade de Balsas viveu um ciclo de crescimento nos setores da produção agrícola, infraestrutura, saúde, educação e segurança.

Este mês, o Governo entrega o primeiro trecho do Anel da Soja, na Região Sul do Estado, compreendendo parte da MA-140, entre Balsas até o entroncamento da MA-007, no povoado Ouro, totalizando 67,58 quilômetros de extensão. Este é um dos mais importantes corredores do transporte da safra de grãos na região Sul do Maranhão.

No conjunto de ações, está a construção do Hospital Regional de Balsas, referência em média e alta complexidade, gestação de alto risco – com assistência materna de urgência e emergência obstétrica 24 horas – pediatria e cirurgia geral. A unidade contemplará 14 municípios da região sul, alcançando mais de 240 mil habitantes.

A criação de um selo de qualidade, a partir do programa Agropolos, potencializa o comércio dos produtos das cadeias de aquicultura, leite, carne, couro e hortifruticultura da região. Com o selo, os itens são identificados nos supermercados, melhorando as vendas dos produtores. Com o programa, mais de 720 propriedades e comunidades produtoras foram beneficiadas. Além do selo, o Agropolos realizou 80 capacitações e distribuiu máquinas e insumos.

O Governo também promoveu intervenções em sete escolas de Ensino Fundamental e Médio, unidades que não passavam por reformas há mais de duas décadas. Os prédios ganharam refrigeração em suas salas, melhorias nas estruturas elétricas e hidráulicas, tiveram os pisos recuperados, assim como tetos e paredes com nova pintura. O município também foi contemplado com uma escola de tempo integral, o Centro Educa Mais Padre Fábio Bertaggnolli, que está em funcionamento.

Na segurança, o Governo reformou e ampliou a estrutura do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da cidade com auditório amplo e refrigerado para 200 pessoas, novos alojamentos, oito salas climatizadas, refeitório e modernização da Central de Operações (Copom). A cidade passa a contar com maior efetivo e novas viaturas, ampliando ações preventivas com blitzen, atividades educativas e rondas nos bairros.

  • Saiba mais sobre o Parque Centenário de Balsas clicando aqui.

0 Reviews