16 de maio de 2021

Atividades marcam lançamento da edição de carnaval de campanha

 Atividades marcam lançamento da edição de carnaval de campanha

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

De maneira descontraída, lúdica e muito informativa, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), lançou nesta quarta-feira (7), a edição de Carnaval da Campanha Juventude Prevenida 2018. O evento realizado no auditório do Convento das Mercês, em São Luís, contou com a participação de gestores municipais de juventude, representantes de órgãos estaduais e municipais, além de jovens estudantes do Centro de Ensino Médio Estado do Amazonas, do Bairro de Fátima.

A campanha integra as ações da gestão estadual voltadas para o público jovem, com foco na defesa e promoção da vida e tem como objetivo desenvolver estratégias conjuntas entre o Governo do Estado, municípios e a juventude em geral, para o enfrentamento, redução e prevenção dos índices de vulnerabilidade da juventude maranhense no período carnavalesco, com foco principal na Prevenção as IST’S/AIDS, Alcoolismo, Acidentes de Trânsito, entre outras.

Informação lúdica

Além do ato de lançamento, o evento contou ainda com atividades lúdicas e informativas sobre as temáticas abordadas pela campanha. A equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – MA), iniciou as atividades com a performance teatral “Fala sério meu brother!”, que abordou de forma educativa e lúdica a prevenção a acidentes de trânsito com ênfase na importância de não dirigir alcoolizado e de respeitar as leis de trânsito. Também de forma teatral, os jovens da União da Juventude Socialista (UJS) apresentou uma intervenção cultural sobre como a sociedade ver as pessoas que vivem com o vírus HIV.

Após a apresentação das performances teatrais, foi a vez da técnica do Departamento Estadual de Atenção às IST’s/Aids, Sônia Marques dialogar com o público presente sobre sexo seguro e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. De forma descontraída, a profissional falou sobre a importância e o uso correto dos preservativos masculino e feminino e deu informações atualizadas sobre a incidência das IST’s entre jovens e adolescentes. Sônia Marques também parabenizou a Seejuv pela realização da campanha que, segundo ela, leva informações sobre prevenção para mais próximo da juventude.

Ações

No Carnaval 2018, a campanha, que tem como tema “Juventude Prevenida curte e compartilha seu amor pela vida!”, tem como propostas de estratégias, a realização de blitz da prevenção nos principais corredores da folia do estado; palestras educativas em escolas públicas e particulares; blitz dirigir com segurança; popularização de canais de denúncia de violações dos direitos humanos.

Em 2017, a edição da Campanha Juventude Prevenida de Carnaval alcançou mais de 450 mil jovens em mais de 60 municípios. Foram distribuídos 405 mil preservativos masculinos, 56 mil preservativos femininos e 140 mil unidades de gel lubrificantes, além de cerca de 100 mil panfletos informativos, distribuídos em pouco mais de uma semana.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *