6 de maio de 2021

Agências bancárias do Maranhão não funcionarão nesta segunda-feira (28)

 Agências bancárias do Maranhão não funcionarão nesta segunda-feira (28)
(Foto: Reprodução/Internet)

Por meio de comunicado, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) informou que devido ao feriado bancário em alusão ao Dia do Bancário, comemorado no dia 28 de agosto, o atendimento ao público nas agências e postos bancários em todo o Estado estará suspensa na próxima segunda-feira (28/08).

O feriado, que é exclusivo da categoria, foi criado pela Lei Estadual nº 10.100 de 2014, de autoria do deputado Bira do Pindaré, em alusão ao Dia do Bancário.

De acordo com a diretoria do SEEB-MA, o feriado é um reconhecimento à contribuição que a categoria bancária tem proporcionado ao crescimento do Maranhão e do país.

Lei Estadual nº 10.100 de 2014

No dia 16 de junho de 2014 o Governo do Estado sancionou o projeto de lei nº 210/2013, que instituiu o Feriado do Bancário. A nova lei, de autoria do deputado e ex-presidente do SEEB-MA, Bira do Pindaré, transformou o dia 28 de agosto, data alusiva ao Dia do Bancário, em feriado exclusivo para a categoria bancária em todo o Maranhão.

História do Dia do Bancário

O dia 28 de agosto foi escolhido por ser uma data marcante para os bancários de todo o país, já que foi no dia 28 de agosto de 1951 que os bancários de São Paulo decretaram, em assembleia geral, uma greve de 69 dias, enfrentando a repressão do antigo DOPS e a pressão de outros sindicatos da categoria por não concordarem com uma contraproposta dos patrões, considerada como gorjeta, uma vez que os trabalhadores bancários reivindicavam 40% de reajuste, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, enquanto os banqueiros excluíram os dois últimos e ofereceram apenas o reajuste com base nos índices oficiais do custo de vida. Depois de muita luta, no dia 5 de novembro de 1951, a Justiça concedeu um reajuste de 31%, colocando um fim à paralisação.

Confira, na íntegra, a lei nº 10.100/2014

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *