15 de junho de 2021

Adolescente conquista 1º lugar em Concurso de Redação da DPU

 Adolescente conquista 1º lugar em Concurso de Redação da DPU
(Foto: Divulgação)

Uma socioeducanda do Centro de Juventude Florescer, unidade feminina, da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) levou o primeiro lugar no concurso de redação da Defensoria Pública da União.  Ela estuda no 8º ano, do ensino fundamental, da Escola Unidade Integrada Emesio Dário de Araújo. É a primeira vez que a adolescente participa de um concurso.

Com o tema “Mais Direitos, Menos Grades”, a seleção contou com mais de 6.607 redações inscritas de todo o Brasil, sendo 5.044 de estudantes privados de liberdade.  O resultado foi divulgado sexta-feira (17).

Com a proposta de suscitar debates relacionados à educação e à cidadania, o 3° Concurso de Redação da DPU foi dividido em cinco categorias, 11 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Funac, sendo três do Centro de Juventude Florescer e oito do Centro de Internação Masculina de São Luís, participaram da terceira categoria que contempla alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, em

A adolescente conta de onde veio a inspiração para produzir o texto que a classificou em 1º lugar. “A redação foi baseada nas minhas experiências dentro da Unidade e dos conhecimentos adquiridos, como o papel da Defensoria Pública da União, os direitos dos adolescentes. Pude relatar no texto, a vivência do que é cumprir uma medida de privação de liberdade”, explica.

A premiação para os vencedores em primeiro lugar em todas as categorias será um tablet.  Em relação às pessoas em situação de privação de liberdade e aos alunos em cumprimento de medida socioeducativa, o prêmio será entregue no dia em que forem soltos. Cada uma das três escolas vencedoras receberá um certificado de premiação e R$ 10 mil, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *