21 de abril de 2021

Ações de educação ambiental em escolas e entidades são ampliadas

 Ações de educação ambiental em escolas e entidades são ampliadas

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Além das atividades operacionais diárias para garantir a limpeza da cidade, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, desenvolve ações de educação ambiental, atuando na conscientização sobre a limpeza urbana nas escolas da rede municipal, associações de moradores, visitas guiadas aos Ecopontos entre outras. O objetivo deste trabalho, que segue a orientação do prefeito Edivaldo, é conscientizar a população para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos.

Além das visitas em escolas, as ações de educação ambiental da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza incluem visitas guiadas de estudantes aos Ecopontos e palestras em associações de bairro para discutir com os moradores como melhorar a limpeza urbana na sua comunidade. Também são feitas ações nas ruas para chamar a atenção da população para o problema que é o descarte irregular de resíduos sólidos e as consequências que ele traz para o meio ambiente, a saúde pública e o paisagismo urbano.

Esta semana as atividades tiveram início pela Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Bernardina Spíndola, localizada no Centro de São Luís. A ideia é que a atividade seja uma aula mais descontraída que as do dia a dia, tendo o Cidadão Limpeza como professor. As atividades são planejadas conforme a idade dos estudantes, sendo realizadas desde brincadeiras lúdicas até palestras educativas.

Em todas as ações realizadas nas escolas, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza é recebido com muita empolgação pelos alunos que participam de todas as atividades propostas, tiram dúvidas sobre a coleta seletiva e debatem entre si a importância da limpeza urbana para a preservação do meio ambiente.

As ações são realizadas por meio da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, lançada em abril deste ano pela Prefeitura de São Luís. A campanha é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para a manutenção da limpeza urbana.

O Cidadão Limpeza Cidade Beleza é um personagem criado pela Prefeitura de São Luís para conscientização da população para o descarte correto do lixo. O objetivo do personagem é levar, de maneira leve e descontraída, a mensagem ao cidadão que uma cidade limpa, sustentável e bonita deve ser compromisso de todos.

0 Reviews