13 de maio de 2021

Acidentes com quebra de poste cresce no Maranhão

 Acidentes com quebra de poste cresce no Maranhão
(Foto: Divulgação)

Acidentes de trânsito com postes em todo o Estado do Maranhão têm se tornado comum nos últimos tempos, principalmente no período chuvoso, devido a pista molhada. Segundo os dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), de janeiro até o dia 26 de dezembro de 2017, já foram registrados 2.039 acidentes com postes da rede de energia elétrica, já no ano anterior foram totalizados 1.860 acidentes.

No mesmo período, somente em São Luís foram registrados 496 acidentes, sendo 146 acidentes a mais que no ano anterior que terminou com um total de 350 acidentes de quebra de postes na grande ilha. O prejuízo contabilizado vai desde os danos materiais, até a falta de fornecimento de energia para a população.

As vias com o maior número de acidentes em São Luís são as avenidas: Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses e a Estrada de São José de Ribamar – MA 201. Estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada e nos finais de semana, segundo os órgãos de trânsito.

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. Como uma das medidas de prevenção, a Cemar vem promovendo ações educativas sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

(Foto: Divulgação)

É muito importante que os condutores de veículos redobrem a atenção, principalmente no período chuvoso. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

A Cemar orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e a não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta a população entre em contato com nossos canais de atendimento (Central 116, Chat de atendimento no site www.cemar116.com.br, ou pelo aplicativo para smartphones android e IOS), e informe o local com ponto de referência. A Cemar dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

 

 

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *