13 de maio de 2021

Abertas inscrições para minicurso no II Sedijur-MA

 Abertas inscrições para minicurso no II Sedijur-MA

O II Seminário de Informação e Documentação Jurídicas do Maranhão (Sedijur/MA), organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro para minicursos em Pesquisa Jurídica, Lei de acesso à informação e outras temáticas. Os minicursos serão realizados de de 05 a 07/12/2017, das 14h às 18h, no Fórum Desembargador Sarney Costa, localizado no bairro Calhau e garante certificado emitido pela UFMA com carga horária de 12h.

O evento tem como objetivo congregar diversos profissionais que atuam na área de informação e documentação jurídicas e áreas afins, com o intuito de discutir temas e questões relevantes, promover uma comunicação mais interativa e incentivar o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de pesquisas e projetos de intervenção institucional, numa perspectiva multidisciplinar, que contribua para os avanços necessários nesse campo profissional em franca expansão.

Em sua segunda edição, o SEDIJur/MA terá como tema central “Segurança e Preservação da Informação e Documentação Jurídicas nas Organizações: desafios e perspectivas” e conta com uma programação variada que envolve além de conferência, mesas redondas e seis minicursos, apresentação de trabalhos na forma de pôsteres e exposições de serviços e produtos de empresas públicas e privadas que atuam na área de informação jurídica, gestão documental e afins.

Confira alguns do minicursos disponíveis:

Acesso aberto e encontrabilidade da informação jurídica em ambiente online – Prof. Dr. Lucivaldo Vasconcelos Barros – MPF/PA; UFPA

Ementa: Aborda a nova era digital na perspectiva da Comunicação Científica Contemporânea enfatizando as novas formas de preservação e difusão da informação jurídica através de repositórios digitais no âmbito das instituições.

O Prof. Dr. Lucivaldo Vasconcelos compõe a mesa redonda “Atuação dos Profissionais da Informação e a Gestão da Documentação Jurídica em Bibliotecas, Arquivos e Centros de Memória: cenários e tendências atuais”, no dia 06/12, das 10h às 12h.

Direitos Autorais e a Lei de Acesso à Informação (LAI) na Era Digital – Profª Drª. Adriana Carla Oliveira – TJRN/UFRN

Ementa: Apresenta a origem e o conceito dos Direitos de Propriedade Intelectual no cenário internacional e nacional. Analisa as legislações vigentes dos DPIs, especialmente no que tange aos Direitos Autorais no contexto nacional, balizadas pela Lei de Direitos Autorais (LDA) e Lei de Acesso à Informação (LAI). Aspectos relacionados à proteção autoral e ao plágio são discutidos. Explana sobre as novas acepções de autoria na Sociedade Digital.

A Profª Drª. Adriana Carla também participará da mesa redonda – “Repositórios Digitais/Institucionais como Ferramentas de Preservação e Difusão da Informação Jurídica”, no dia 07/12, das 9h40 às 12h.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 05 de dezembro através do endereço www.sedijur.com.br/inscricoes.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *