6 de maio de 2021

Abertas as inscrições para a I SEMIC

 Abertas as inscrições para a I SEMIC

Segue até o dia 18 de novembro, o período de inscrições para a I Semana de Iniciação Científica do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a  I SEMIC, que será realizada no período de 5 a 7 de dezembro em todas as unidades plenas do Iema.

A Semana tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes e professores das unidades plenas do Instituto uma reflexão relacionada à importância da pesquisa para a construção do conhecimento através de apresentações de trabalhos e atividades elaborados através de pesquisas científicas.

“A Semana integra o calendário acadêmico do Iema e nós estamos dando continuidade a este calendário apresentando a I SEMIC. Ela reforça um dos elementos centrais do nosso modelo, que é o estímulo à pesquisa e inovação por parte de nossos professores e estudantes. Sem dúvidas será um evento vibrante e pioneiro e contará com a participação e criatividade dos alunos e professores apresentando seus trabalhos, suas pesquisas e, assim, consolidando o modelo pedagógico do Iema do ponto de vista da pesquisa e da inovação”, ressaltou o reitor do Instituto, Jhonatan Almada.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Iema, Dario Soares, a SEMIC é a oportunidade que todos os alunos, professores e comunidade escolar terão para apresentar suas atividades relativas à pesquisa, extensão realizadas durante este ano de 2017. “Nós, enquanto Iema, temos trabalhado incansavelmente no sentido de que a iniciação científica seja cada vez mais incorporada na instituição, sobretudo considerando que irá fazer parte da nossa cultura na área da ciência. Quando se fala de educação básica esse trabalho restringe-se apenas ao ensino. Porém, nós enquanto Instituto temos um tripé,  ensino, pesquisa e extensão e este trabalho tem sido cada vez mais incentivado e apoiado pelo Instituto, por intermédio da pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Extensão”, explicou.

O pró-reitor acrescentou ainda que este ano o Iema teve bons resultados e que muitos dos trabalhos apresentados e premiados, sobretudo projetos submetidos a editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foram destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão  SNCT 2017.

Durante a I SEMIC, além da oportunidade de apresentar os trabalhos feitos em cada unidade plena, os alunos irão participar dos minicursos, sejam como estudantes ou como monitores. Haverá uma vasta programação com palestras, mesas-redondas e oficinas e toda  a comunidade poderá participar.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *