6 de maio de 2021

Escola mostra cotidiano em exposição fotográfica

 Escola mostra cotidiano em exposição fotográfica
(Foto: Divulgação)

“Retratos do Liceu” – Uma vivência da Arte da Fotografia no Cotidiano Escolar”. Este é o tema da exposição realizada pelo Centro de Ensino Liceu Maranhense, escola da rede estadual de ensino, até quinta-feira (30), no Laboratório de Fotografia do curso de Comunicação Social da UFMA, no Centro de Ciências Sociais.

No total, são 50 fotografias em preto e branco e colorida, produzidas pelos estudantes do turno noturno sob orientação das professoras de Arte, Ellen Lucy Viana e Elma Vilma Silva Ferreira, que acompanharam todo o processo de produção.

Durante o projeto, professores e alunos se debruçaram sobre livros e computadores para pesquisarem sobre a invenção da fotografia, as contribuições de diversos estudiosos e as fotos que marcaram época e ficaram para a história.

O projeto tem como objetivo levar os alunos à compreensão da fotografia como uma expressão artística que envolve a dimensão da sensibilidade, assim como uma ferramenta importante no resgate histórico e na identidade de um povo. Além disso, quer estimular a reflexão sobre a utilização da tecnologia da comunicação como ferramenta a serviço da educação, e sobre como fazer o uso correto de celulares e smartphones pelos alunos em sala de aula.

Os estudantes fizeram uma releitura de antigas fotografias adaptadas às tecnologias que têm acesso hoje e que, ao mesmo tempo, reproduziram suas vivências, o cotidiano na escola ou no ambiente familiar.

O Projeto “Retratos do Liceu: uma vivência da Arte da Fotografia no cotidiano escolar”, foi selecionado para III Simpósio Nacional de Arte e Mídia, que será realizado do dia 08 a 10 de dezembro, em Alcântara.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *